quinta-feira, 10 de maio de 2012

Menopausa


Mudança de hábitos melhoram a qualidade de vida


menopausa2menopausa2
A menstruação é um importante período de transformação na vida da mulher. O último ciclo da ovulação é chamado de menopausa. Esta etapa ocorre por volta dos 50 anos, mas para quem fuma, esse momento pode ser antecipado em até dois anos, por exemplo. Nesse episódio, que vai ao ar quarta (27), às 20h30, Ser Saudável apresenta a aposentada Lígia Peres de Melo, de 54 anos, e a dona de casa, Zoila Maria da Rosa, também de 54, que superaram os sintomas da menopausa.


Calor, alterações de humor, insônia e indisposição caracterizam a menopausa. Os sintomas variam em cada caso. Mas, quando acontecem, podem refletir no relacionamento com amigos e com a família, refletindo, inclusive, na vida sexual. Luiz Carlos Gonçalves, marido de Lígia, sentiu o efeito dos sintomas. Após entender a situação da esposa, a compreensão foi essencial para ajudá-la a superar o período. O mesmo aconteceucom Zoila que, para evitar os sintomas, optou por utilizar medicamentos sob acompanhamento médico.

A menopausa é causada em decorrência da perda hormonal e faz parte do ciclo natural do envelhecimento da mulher. O programa vai mostrar como os exercícios, a reposição hormonal e o carinho da família ajudam a mulher a superar essa fase com qualidade de vida. Especialistas no assunto, o geriatra e professor do PPG de Saúde Coletiva Unisinos, Emílio Moriguchi; e a ginecologista e obstetra do HCPA, Maria Celeste Wender, esclarecem sobre o assunto e explicam as mudanças no organismo feminino. Também participam do episódio, o psiquiatra do Hospital Presidente Vargas, Carlos Martins; e a professora de educação física da Unisinos, Suzana Hübner Wolff.

Sem comentários:

Enviar um comentário