quinta-feira, 10 de maio de 2012

Menopausa e Qualidade de Vida

A menopausa equivale ao fim da vida fértil da mulher. Junto com todas as alterações físicas que isso acarreta, também é normal surgirem alterações emocionais e na vida sexual feminina. Porém, é preciso lembrar que a menopausa é um processo natural pelo qual todas nós vamos passar um dia. Dessa forma, é essencial estar preparada e informada sobre o que acontece, os sintomas e os tratamentos disponíveis, ficando pronta para enfrentar essa fase da vida.
A partir dos 40 anos a mulher começa a ter alterações nos seus ciclos de menstruação e então surgem sintomas como inchaço, cólicas menstruais, ansiedade e alterações de humor. Isso é só a aproximação da menopausa, já que ela propriamente dita só acontece um ano depois da última menstruação. A partir daí, os sintomas mudam e a mulher começa a perceber o ressecamento e a falta de brilho da pele, os calorões, um possível ressecamento vaginal, perda de massa muscular, enfraquecimento dos ossos e alterações no metabolismo, favorecendo o acúmulo de gordura no abdômen e consequentemente, ganho de peso.
Existem atualmente diversos tratamentos disponíveis, como pílulas e adesivos para reposição hormonal, porém é fundamental consultar o médico para definir junto com ele qual o melhor tratamento. Especialmente tendo em vista as suas características físicas, sua saúde, predisposições genéticas e também seus sintomas.
Mas, independente do tratamento médico, é possível adotar algumas atitudes que podem lhe garantir uma melhor qualidade de vida durante esse período. Algumas mudanças simples nos seus hábitos podem trazer importantes benefícios para sua vida. Assim, comece melhorando sua alimentação, incluindo mais verduras, frutas e legumes, fontes de fibras e de vitaminas.
Também incorpore a soja em sua alimentação, pode ser na forma de suco, leite ou mesmo a proteína, pois estudos científicos comprovam que ela alivia os principais sintomas da menopausa. Por fim, comece a praticar alguma atividade física, o que certamente lhe trará benefícios imensuráveis. Com eles você vai prevenir a osteoporose, evitar o acúmulo de gordura no abdômen, aliviar o estresse e a ansiedade, dormir melhor, ficar melhor humorada, diminuir a retenção de líquidos e melhorar o condicionamento físico. Várias atividades podem ser praticadas, mas a musculação é a mais indicada nesse caso.

Sem comentários:

Enviar um comentário