quinta-feira, 10 de maio de 2012

Menopausa e Peri-menopausa - O que é?

Ciclo menstrual normal
Peri-menopausa
A maior parte das mulheres considera a menopausa como a fase da vida em que os períodos menstruais terminam. Isto geralmente ocorre durante a meia-idade, quando as mulheres estão igualmente a experimentar outras alterações físicas e hormonais. Por este motivo, a menopausa é, por vezes, denominada “mudança de idade”.
Do ponto de vista médico, a menopausa é a última menstruação. Só é possível afirmar com certeza que ocorreu a menopausa depois de a mulher ter passado um ano completo sem períodos menstruais. A maior parte das mulheres tem a menopausa por volta dos 50 anos, sendo que raramente ocorre depois dos 60 anos. Quando a menopausa é diagnosticada antes dos 40 anos de idade, é considerada anormal ou prematura.
Os ovários produzem estrogénios e progesterona, as hormonas sexuais femininas, que controlam os períodos menstruais da mulher, bem como outros processos orgânicos. Quando a mulher se aproxima da menopausa, os ovários produzem quantidades progressivamente menores destas hormonas.
À medida que a produção de hormonas pelos ovários diminui, o padrão de hemorragia menstrual da mulher geralmente torna-se irregular. Muitas mulheres têm falhas ou atrasos nos períodos durante vários meses ou um ano antes de os períodos desaparecerem completamente. Algumas mulheres podem apresentar hemorragias maiores do que o normal, devendo esta situação ser avaliada por um médico para excluir a existência de problemas do aparelho genital.
É importante compreender que, até se passar um ano sem menstruação, a mulher pode engravidar, mesmo quando os períodos são menos abundantes ou estão ausentes.
Para a maior parte das mulheres, a menopausa é o culminar normal do envelhecimento do sistema reprodutor. Contudo, a mulher pode ter uma menopausa não fisiológica se tiver sido submetida a uma remoção cirúrgica dos ovários ou se estes tiverem sido lesados por outros motivos, por exemplo, por radioterapia.
O termo “climatério” refere-se maioritariamente ao período que precede a menopausa (pré-menopausa), quando começam a ocorrer as alterações hormonais e biológicas, bem como, por vezes, alguns sintomas físicos. A pré-menopausa prolonga-se, em média, por três a cinco anos.
 

Manifestações clínicas

Durante o climatério, algumas mulheres não apresentam quaisquer manifestações ou apresentam sintomas ligeiros, enquanto outras desenvolvem manifestações incómodas, por vezes intensas e incapacitantes. Estudos realizados em mulheres de todo o mundo sugerem que as diferenças no estilo de vida, na dieta e na actividade podem desempenhar um papel na intensidade e no tipo de sintomas que as mulheres apresentam durante esta fase da vida. Estas manifestações podem ser notados vários meses ou anos antes do último período menstrual e, posteriormente, podem manter-se durante vários anos.
As manifestações de peri-menopausa (período da vida que abrange a menopausa) incluem:
  • Afrontamentos — Um afrontamento é descrito como uma sensação súbita de calor, rubor e desconforto, especialmente na face e no pescoço. Os afrontamentos surgem de forma explosiva e geralmente duram entre segundos e minutos. Estes episódios são causados pela forma como os vasos sanguíneos se relaxam e se contraem, julgando-se que se encontrem relacionados com os níveis de estrogénios da mulher.
  • Períodos irregulares — Uma mulher pode ter períodos irregulares durante vários meses a anos antes de estes finalmente terminarem. Qualquer hemorragia vaginal que surja após mais de um ano de ausência de períodos é anormal e deve ser avaliada por um médico. As hemorragias acentuadas ou prolongadas durante a pré-menopausa também devem ser avaliadas.
  • Secura vaginal — À medida que os níveis de estrogénios diminuem, os lubrificantes normais da vagina também são reduzidos. O revestimento da vagina torna-se gradualmente mais fino e menos elástico (menos capaz de se distender). Estas alterações podem fazer com que as relações sexuais se tornem desconfortáveis ou dolorosas e podem igualmente conduzir a uma inflamação da vagina denominada “vaginite atrófica”. A mulher pode tornar-se mais predisposta a desenvolver infecções urinárias, infecções provocadas por fungos e crescimento (proliferação) de bactérias vaginais.
  • Alterações do sono — O sono é frequentemente perturbado pelos afrontamentos nocturnos. A falta de sono a longo prazo pode conduzir a alterações do estado de espírito (do humor ou das emoções).
  • Depressão — As alterações químicas que ocorrem durante a peri-menopausa não aumentam per si o risco de depressão. No entanto, muitas mulheres passam por importantes alterações de vida durante a meia-idade, o que aumenta o risco de desenvolverem depressão.
  • Irritabilidade — Algumas mulheres referem irritabilidade ou outras alterações do humor. A irritabilidade é frequentemente causada por perturbações do sono resultantes dos afrontamentos nocturnos.
  • Osteoporose — A osteoporose é uma diminuição da espessura dos ossos que aumenta o risco de fracturas ósseas, especialmente ao nível da anca e da coluna. À medida que os níveis de estrogénios descem e permanecem baixos durante peri-menopausa, o risco de desenvolvimento de osteoporose aumenta, sendo mais elevado nas mulheres magras, de raça branca ou de pele clara. As mulheres podem ajudar a prevenir a osteoporose obtendo níveis suficientes de vitamina D a partir da luz do sol ou da ingestão diária de multivitaminas, com ingestão de uma dieta rica em cálcio e prática de exercício físico regular. Estas medidas devem começar a ser adoptadas muito antes da menopausa, uma vez que, embora as fracturas resultantes da osteoporose habitualmente não ocorram até 10 a 15 anos após a menopausa, começamos a perder massa óssea logo a partir dos 30 anos.
  • Doenças cardiovasculares — Antes da menopausa, as mulheres apresentam taxas mais baixas de ataque cardíaco e de acidente vascular cerebral do que os homens (provavelmente pelo efeito protector das hormonas femininas). No entanto, depois da menopausa, a taxa de doença cardíaca nas mulheres vai-se aproximando da dos homens, atingindo a partir dos 65 anos de idade valores equiparáveis entre os sexos.
 
 
 
 
 







Sem comentários:

Enviar um comentário