quinta-feira, 10 de maio de 2012

Como amenizar os sintomas da menopausa

Como amenizar os sintomas da menopausa

A menopausa é uma fase na vida de toda mulher onde a menstruação cessa. O período anterior é chamado de climatério, no qual os ovários param gradativamente a produção dos hormônios estrogênio e progestógeno, até não funcionarem mais.
Publicidade


O período comum para que essa fase ocorra é entre os 45 e 55 anos, mas pode ser que aconteça antes dos 40 anos, o que é considerado uma menopausa precoce. Como cada organismo age de uma forma, pode ser que para algumas mulheres o período ocorra cedo e para outras, tardiamente.
Junto com a menopausa ocorre o aparecimento de alguns sintomas desagradáveis, ocasionados pela falta dos hormônios responsáveis pelo equilíbrio do organismo: ondas de calor, suores noturnos, insônia, diminuição do desejo sexual, irritabilidade e alterações no humor, depressão, ressecamento vaginal, diminuição da atenção e da memória.
Para amenizar os sintomas tão incômodos, a nutricionista Maria Flavia Crulcich, do Campo Limpo, em São Paulo, recomenda: "A soja e todos os derivados dela!".
A nutricionista Joana Lucyk, da clínica Saúde Ativa, em Brasília, explica que a soja é ideal para amenizar os sintomas, pois é rica em isoflavonas, ou seja, tem a função de substituir os hormônios que faltam por conta da menopausa.
Além disso, Maria Flávia afirma que alimentos diuréticos como o abacaxi, a alface e o pepino, entre outros, também ajudam a diminuir os sintomas sofridos da menopausa. Além de, claro, "tomar bastante líquido".
Durante as refeições, Maria Flávia indica: "Evite alimentos enlatados, por causa do sódio, e também é bom evitar gorduras". O consumo de álcool e fumo também não são boas opções para esse período.
A menopausa favorece o acúmulo de gordura abdominal, doenças cardiovasculares, aumento de colesterol, diminuição de cálcio e outros probleminhas.
Mariana Oliveira de Assis Exel, nutricionista do Hospital Samaritano, de São Paulo, recomenda: "É sempre bom fazer uma alimentação equilibrada, fracionada, rica em cálcio e fibras e sem gorduras". Para isso, você pode adicionar em sua alimentação a semente de linhaça, que, segundo Mariana "além de ter ômega, funciona também como antiinflamatório".
Além disso, Mariana afirma que o consumo de frutas serve como um rejuvenescedor natural, pois elas combatem os radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento precoce.
Uma dieta equilibrada é essencial para que a saúde da mulher esteja em plenas condições. Na menopausa, essa alimentação balanceada também ajuda a contornar os sintomas. Caso você ache que precise de alguma suplementação, cuidado. "A suplementação pode ser uma aliada, mas, nem sempre é necessária", afirma Joana. "Deve-se ressaltar que a suplementação deve ser prescrita de forma individualizada e tem o objetivo de recuperar falhas nutricionais", completa.
Portanto, nada de consumir complementos vitamínicos sem necessidade. Você pode acabar piorando alguns problemas dos causados pela menopausa. "A suplementação deve ser revista periodicamente, já que o equilíbrio do organismo vai se modificando ao longo dos dias", ressalta a especialista.
Se você ainda não chegou à menopausa, você pode ir preparando o organismo com as mesmas dicas citadas acima. Segundo Mariana, pode ser que os sintomas não sumam, mas, com certeza, esses hábitos saudáveis te ajudarão a enfrentar essa fase bem mais tranquilamente.
Fazer dos exercícios um hábito diário também te ajudará a manter o organismo equilibrado. Maria Flávia conta que uma "simples caminhada diária já ajuda, e muito".
Em casa você pode abusar de receitinhas leves, com nutrientes que, com certeza, vão te ajudar a sofrer menos com sintomas da menopausa. A médica Maria Flávia ensina um suco natural bem refrescante, ótimo para todas as horas. "Faça um suco de abacaxi com couve e hortelã. Para 1 litro: bata duas colheres de sopa de couve no liquidificador com duas fatias médias de abacaxi. Ponha num copo e jogue hortelã por cima", ensina. Pronto! Viu como é fácil?
Outra receitinha de suco de frutas é a dica da Mariana. É só usar a fruta misturada com verdura. Segundo ela, "sucos com frutas e folhas verdes são fonte de vitamina C (antioxidante) e rico em cálcio (por causa da hortaliça)".
Para fazer o suco de uva orgânico misture meio copo de uva, meio copo de água, meia polpa de acerola e um gelo de couve (para fazer o gelo de couve, bata bem a couve, junte com água e coloque em forminhas de gelo). "Além de conter cálcio e antioxidante (vitamina C), a uva é um excelente protetor cardiovascular", afirma a especialista.
Para acompanhar os sucos, aprenda a preparar algumas receitinhas, dicas da nutricionista Joana:
Bolo de Beterraba com Farinha de Soja
Ingredientes:
2 xícaras (chá) de farinha de arroz
Adoçante de forno
1 xícara (chá) de farinha de soja
1 xícara (chá) de suco da Beterraba
1 xícara (chá) de óleo de soja
4 ovos inteiros
1 colher (sopa) fermento em pó
Sal a gosto
Modo de Preparo:
Retirar a pelí¬cula das gemas com o auxílio de um garfo, ou passar as mesmas através de uma peneira fina. No liquidificador, acrescentar o suco de beterraba, o óleo, o adoçante de forno e os ovos inteiros (claras e gemas sem película) e bater por 3 minutos.
Despejar a mistura batida em um recipiente fundo (bacia). Acrescentar aos poucos as farinhas de trigo e soja previamente misturadas e peneiradas e misturar bem com uma espátula de borracha. Adicionar o fermento em pó e misturar bem.
Despejar a massa em forma (assadeira média) previamente untada e polvilhada. Levar para assar em forno pré-aquecido, em temperatura média, por aproximadamente 35 minutos.

Pão Fofinho de Inhame com Aveia
Ingredientes:
2 colheres (sopa) de mel
30g de fermento para pão
3 inhames tamanhos médios cozidos e amassados
1/2 xícara (chá) de óleo
3 ovos inteiros
1 xícara (chá) de iogurte de soja caseiro
4 xícaras (chá) bem cheias de farinha de trigo
1 xícara (chá) de farinha de aveia flocos finos
2 colheres (sopa) de semente de linhaça
1 pitada de sal.
1 gema de ovo pra pincelar
Modo de preparo:
Dissolver bem o fermento no mel;
Acrescentar os demais ingredientes e misturar bem com as mãos (a massa deve grudar um pouco nas mãos para o pão ficar bem macio);
Fazer os pãezinhos no formato desejado;
Pincelar com a gema do ovo e cobrir com um plástico;
Deixar crescer até dobrar de volume (mais ou menos 40 minutos);
Levar para assar em forno médio por cerca de 40 minutos ou até ficar bem corado e seco por dentro.

Shake
Ingredientes:
1 copo de 240mL de extrato de soja
1 colher de chá de cacau em pó
1 banana
Mel
1 colher de sopa de Amaranto
1 colher de sopa de linhaça dourada
Gelo

Sem comentários:

Enviar um comentário