quinta-feira, 10 de maio de 2012

Atividade Física e a Menopausa

menopausa
Como todos sabem, a menopausa é uma fase bastante crítica na vida da mulher, seu corpo vai sofrer alterações desagradáveis como as famosas ondas de calor, aumento das medidas da região abdominal, dos braços, coxas e glúteos, diminuição da libido, alterações na pele e no cabelo, aumento dos riscos de osteoporose e doenças cardíacas, além de problemas emocionais como a depressão.
Os especialistas recomendam a prática de atividade física para evitar os sintomas da menopausa, ajudar no sistema imunológico, aumentar a auto estima e a expectativa de vida. Pesquisas comprovaram que a mulher ativa na terceira idade, consegue reduzir o risco de doenças crônicas, melhora suas capacidades físicas, como a coordenação motora e equilíbrio, essenciais para evitar quedas, ajuda na absorção do cálcio inibindo o surgimento da osteoporose, entre outros benefícios muito importantes nesta fase.
O ideal seria adotar a prática de exercícios antes mesmo de entrar na menopausa, como maneira de prevenção, bem estar e saúde. Mas nunca é tarde para começar a se cuidar. Umas das atividades muito recomendas pelos médicos é o Pilates, por trabalhar o corpo de uma forma geral, não apresentar impacto nas articulações, aumentar a circulação do sangue, trabalhar o músculos da região pélvica e abdominal, aumentar a auto estima e melhorar a coordenação motora, flexibilidade, força e equilíbrio. Saiba mais em : www.dotpilates.com.br
Portanto se você já está na menopausa, está chegando ou ainda está longe de chegar comece já a praticar alguma atividade física, escolha aquela em que você se sinta confortável fazendo e que ao final dos exercícios você tenha a sensação de bem estar e não de cansaço e fadiga, como se você estivesse saindo mais cansada de que como chegou. A escolha é super importante, afinal é a sua saúde que está em jogo.

Sem comentários:

Enviar um comentário